Home»Ganhar Dinheiro»SEO»Como Inserir o Código de Rastreamento do Google Analytics no Blog

Como Inserir o Código de Rastreamento do Google Analytics no Blog

0
Shares
Pinterest Google+

Recentemente dei inícios a série Google Analytics aqui no Dinheiro Web, que visa fazer uma abordagem profunda nesta incrível ferramenta gratuita do Google, e o primeiro artigo da série foi Como usar o Google Analytics e Comparar Períodos Nele. Porém faltou falar algo fundamental para iniciar o uso do Google Analytics, que é inserir o código de rastreamento no blog, que explicarei aqui neste artigo.

Como Gerar o Código de Rastreamento do Google Analytics

Faça login em sua conta do Google Analytics, estando já em seu painel de controle deverá procurar por “Configurações do Google Analytics”, que fica na barra laranja a esquerda da barra.

Estando já na janela de configurações do Google Analytics deverá clicar em “Adicionar Perfil de Website”, como pode ver na imagem a seguir, porém no seu caso ainda não haverá sites send monitorados, ou seja, esta janela estará vazia.

Assim que clicar no locar indicado na imagem anterior com a seta vermelha será rapidamente direcionado para a página onde será feita a configuração no novo perfil a ser monitorado, que é um dos passos para gerar o código de rastreamento. A página é como a que está na próxima imagem.

Nesta página são passos bem simples, um será deixar o marcador onde está por padrão, que é em “Adicionar um perfil para um novo domínio”. O outro passo será inserir o URL do domínio que pretende monitorar, onde está indicado com a seta vermelha. Com isto feito basta clicar em “continuar”.

Agora será encaminhado para a página que já contém o código para ser rastreado pelo Google Analytics. Poderá notar que há uma mensagem de aviso sobre o código de acompanhamento não estar instalado, não se assuste, isso é normal, e será o próximo passo.

Copie o código que está nesta página para um bloco de notas, e vamos ao próximo passo!

Como Inserir o Código do Google Abalytics em seu Blog ou Site

Esta é certamente das tarefas mais simples, basta inserir o código diretamente no código fonte de seu site antes da tag </head>.

Se utiliza WordPress isto fica ainda mais simples de ser feito, pois o wordpress possui um editor em seu painel de controle que permite fazer alterações diretamente no código dos arquivos, e vou mostrar como fazer.

Faça login em seu wordpress, estando já no painel de controle do wordpress deverá procurar pelo editor, que fica no menu lateral em: Aparência >> Editor.

Ao clicar em “editor” será direcionado para o editor dos arquivos do wordpress, ou seja, a área onde pode fazer alterações diretamente no código destes arquivos.

Uma dica que posso te dar é para que sempre que desejar fazer uma alteração diretamente no código dos arquivos que estão em uso no wordpress é para que faça o backup deste antes de fazer a alteração, desta forma se algo sair errado poderá concertar o problema com grande facilidade.

No editor, ao lado direito verá uma grande lista de arquivos, neste caso o que deverá ser editado é o arquivo “header.php”. Já estando com ele selecionado poderá ver em sua tela o código do arquivo.

Para encontrar a tag </head> basta pressionar ctrl + F e mandar pesquisar por “</head>” sem as aspas. Poderá ver em sua tela algo semelhante a esta imagem que está adiante.

Veja que a tag está destacada em verde, isto é por causa da busca feita com ctrl + F, então agora basta colar acima desta tag o código que está em seu bloco de notas e mandar atualizar o arquivo. Pronto, seu blog já pode ser monitorado através do Google Analytics!

Existem alguns templates para wordpress que já possuem um local próprio para inserir o código, mas preferi mostrar como fazer manualmente, assim seja qual for seu template, ou mesmo seu site já sabe como fazer!

 

Artigos Relacionados...
Filter by
Post Page
Sort by

Ganhe Dinheiro com o Youtube!

2015-01-05 09:52:00
Vinicius Horta

999

Você Sabe por que as Pessoas Falham nos Negócios?

2015-12-03 03:22:00
Vinicius Horta

998

Tudo Sobre o Fórmula Negócio Online!

2015-03-05 17:38:00
Vinicius Horta

995

Cores no Marketing Digital… Aumente suas Vendas!

2015-02-05 03:46:00
Vinicius Horta

994

Previous post

Como usar o Google Analytics e Comparar Períodos Nele?

Next post

10 Ótimas Ferramentas do Facebook para seu Blog!

14 Comments

  1. […] talvez estejam com uma taxa de rejeição alta, que são dados que poderá descobrir utilizando o Google Analytics.Pode iniciar este trabalho olhando em seu Google Analytics quais são seus artigos que estão […]

  2. […] tempo como o Homer no sofá! RsrsrEis que alguns dias depois quer ver o GRANDE resultado, vai ao Google Analytics verificar, enquanto a página carrega é o momento do suspense… em quanto terá subido o […]

  3. […] eu já sabia, mas de forma intuitiva, mas agora venho notando isso com dados reais e concretos do Google Analytics, que os textos que mais me dão retorno financeiro são justamente os que fiz pelo simples prazer […]

  4. […] e divulgar, sem se preocupar com estatísticas, apenas depois de uns bons meses que é interessante instalar o Google Analytics, porém não para ficar a todo instante olhando, mas sim para fazer uso estratégico desta ótima […]

  5. […] ajudarão muito a otimizar seu site da melhor forma possível, que se utilizar em conjunto com o Google Analytics então, certamente terá uma visão exata de como o Google “enxerga” seu blog e o que pode ser […]

  6. […] descobrir as resoluções de tela de seus leitores poderá utilizar o Google Analytics, entre muitos dados que poderá coletar lá terá também acesso a estatísticas detalhadas de qual […]

  7. 10 de agosto de 2012 at 9:40 — Responder

    […] descobrir as resoluções de tela de seus leitores poderá utilizar o Google Analytics, entre muitos dados que poderá coletar lá terá também acesso a estatísticas detalhadas de qual […]

  8. 26 de setembro de 2012 at 2:24 — Responder

    […] Estatísticas do Google Analytics […]

  9. 11 de dezembro de 2012 at 22:36 — Responder

    Boa noite vinicius, tudo bem ?

    Eu segui as suas orientações, mais quando volto pro site no Analytics o Google continua me mostrando a mensagem “Acompanhamento não instalado” na guia Informações de acompanhamento> O que fazer ??
    Será que é o Server que está bloqueando ? Ou demora um tempo pro Google levar em consideração ?

    Obrigado !!

  10. 11 de dezembro de 2012 at 22:37 — Responder

    Ahh, esqueci de dizer que é no WordPress !!

    • 12 de dezembro de 2012 at 2:21 — Responder

      Olá Henrique!

      Realmente leva alguns minutos para as estatísticas passarem a funcionar, mas certamente amanhã já estará tudo normal, caso amanhã não tenha os dados de visitas em seu blog é bom dar uma conferida se está tudo certo mesmo.

      Abraço!

  11. […] (e com o blog de fundo).Este carregamento do blog ao fundo era contabilizado por ferramentas como o Google Analytics, o que leva o número de visitas de um blog a crescer. Com o novo Google Imagens quando se clica […]

  12. 2 de abril de 2015 at 6:11 — Responder

    Muito bom seu artigo.
    Depois que o li consegui resolver o problema que eu estava tendo no meu site.
    Muito obrigado e um grande abraço.

    • 24 de abril de 2015 at 7:13 — Responder

      Excelente Domingos!

      Fico feliz em saber que este artigo lhe ajudou :)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>