Scroll Top

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

WordPress

Instalando o WordPress.org |Primeiros Passos

A primeira coisa a deixar muito claro é que não estou falando do site wordpress.com e sim da plataforma cms wordpress.org que é desenvolvida em linguagem PHP...

Primeiros Passos | WordPress.orgVenho desenvolvendo a série Primeiros Passos, que está tomando proporções interessantes, de forma que quem a acompanhar terá um certo valor agregado a seus conhecimentos sobre desenvolvimentos web de uma forma ampla, pois inicialmente a série abordaria apenas os seguintes itens:

Primeiros Passos | Blogger

Primeiros Passos | WordPress.com

Primeiros Passos | WordPress.org

Ou seja, seria uma série bem focada em plataformas para blogar, lhe transmitindo conhecimentos necessários para desenvolver adequadamente um Blog em qualquer uma dessas plataformas. Mas ao desenvolver a série notei que seria interessante transmitir conhecimentos mais sólidos sobre desenvolvimento para web de modo geral, tanto para serem utilizados nos próprios blogs como mesmo para fazer websites, que veremos mais adiante na série Primeiros Passos nos seguintes tópicos:

Primeiros Passos | HTML/CSS.

Primeiros Passos | DreamWeaver CS4

Primeiros Passos | Fireworks CS4

Primeiros Passos | Flash CS4

Bem, retomando o tema deste artigo, que é sobre como fazer a instalação de WordPress.org. Antes de explicar a instalação propriamente dita é interessante que você entenda bem o que é o wordpress.org.

O que é WordPress.org?

A primeira coisa a deixar muito claro é que não estou falando do site wordpress.com e sim da plataforma cms wordpress.org que é desenvolvida em linguagem PHP (que recomendo que estude caso pretenda se tornar um Problogger).

O WordPress.org é um Blog que se utiliza de MySQL para assim permitir que múltiplos usuários se cadastrem e possam utilizar, e isto é feito através da linguagem PHP. Mas calma, é um sistema já prontinho para usar, basta você instalar ele e usar, ou seja, o entendimento de php é necessário apenas para usuários mais avançados que pretendam fazer alterações no código para otimizar seu site como achar que deve rsrsrs

Para que você tenha uma idéia do que esta plataforma é capaz, este site o dinheiro-web.com é feito em wordpress.org. Quer um exemplo de um site que faz um uso ainda mais potente desta plataforma? Ok, visite o oSabeTudo.com que também é feito em wordpess.org!

Agora que você já sabe o que é o wordpress.org e já pode observar o seu potencial como plataforma para blogar, vou explicar como fazer a instalação da plataforma no servidor e deixar tudo prontinhos para você usar.

Instalando o WordPress.org

Antes de falar o como instalar, acredito que seja interessante falar sobre onde instalar, ou seja, o que você precisa providenciar para poder fazer sua instalação. Afinal este não é como o site wordpress.com que já está instalado. Então vamos ao que é necessário:

A primeira coisa que você deve fazer é baixar o código do wordpress.org, que está atualmente na versão 3.1 e pode ser baixado no site wordpress.org.

Você vai precisar contratar um plano de hospedagem pago (de preferência de boa qualidade para não ter problemas) com suporte a php e MySQL, pois o wordpress.org utiliza ambos para poder funcionar corretamente.

Vai precisar registrar um domínio para seu site, que pode ser .com .com.br .net .info etc. Mas o importante é que seja um domínio seu e que aponte para seu plano de hospedagem, caso tenha dúvidas de como fazer isso, recomendo que adquira o domínio diretamente junto com seu plano de hospedagem, assim ele já virá configurado (mas assim também costuma custar um pouco mais caro rsrsr).

Bem, com isso em mãos, vamos começar a instalação. A primeira coisa a ser feita é no painel de controle de sua hospedagem encontrar o local onde você possa criar o banco de dados, geralmente será algo chamado PHPMyAdmin ou Banco de Dados MySQL, caso não encontre nada do tipo entre em contato com o suporte de sua hospedagem para saber como proceder.

Então crie o banco de dados, que é fácil. Primeiro você deve nomear o banco de dados, pode ser algo do tipo “wordpress_db” sem as aspas. E também crie um usuário para o banco de dados, que precisa necessariamente ter um nome (login) e uma senha. Exemplo: vinicius e senha: 123456.

Com isso feito precisamos conectar seu wordpress com seu banco de dados, o que bem simples de fazer. Descompacte seu wordpress em seu computador, então entre na pasta chamada “wordpress” e procure pelo arquivo chamado “WP-config-sample.php” e abra ele no bloco de notas. Feito isso altere as linhas 3,4 e 5 como no exemplo abaixo, apenas alterando os dados com os dados do seu banco de dados.

Na linha 3 você encontrará o seguinte: define(‘DB_NAME ’,’wordpress’); troque o ‘wordpress’ pelo nome de seu banco de dados.

Na linha 4 você encontrará: (‘DB_USER’,’username’); aqui troque ‘username’ pelo nome de usuário que você criou para seu banco de dados.

Na linha 5 verá o seguinte: (‘DB_PASSWORD’,’password’); aqui, troque ‘password’ pela senha criada por você para seu usuário no banco de dados.

Feitas estas três alterações basta você salvar este arquivo como WP-config.php. E podemos continuar com a instalação.

Agora começa a parte mais fácil ainda, basta transferir tudo para seu servidor de hospedagem, para isso eu recomendo o Filezilla que é gratuito e muito bom, eu uso e recomendo!

Seu wordpress já está rodando, agora é só você inserir um e-mail válido e um nome para o blog, com isso feito basta seguir os passos indicados na tela, que são bem simples e pronto, você tem em mão uma fantástica ferramenta para blogar!

Sobre o autor | Website

Olá! Sou Vinicius Horta e tenho 37 anos, trabalho com Marketing Digital a 6 anos (quase 7 já). Aqui você aprenderá como construir negócios rentáveis online trabalhando no conforto de sua casa, exatamente como eu faço a 6 anos. Sou Web Designer com formação pelo SENAC e apaixonado por Copywriting e análise de dados de campanhas de Marketing Digital.

Treinamento Online Grátis

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

12 Comentários

  1. Henry disse:

    I would really like to give thanks such a lot of for that work you have made in writing this blog post. I am hoping the same effective work from you in the future as well.

    • Vinicius Horta disse:

      Hi!

      Thanks for commenting, and this is how I write it, I try always to be direct and simple way to resolve issues like those just starting out with blogs!

      Bye!

  2. house disse:

    Opa Vinicius, atraves da sua indicaçao veio ler este artigo novamente, mas a duvida continua, pois seu artigo explicou wp.org e nao a parte do .com, por que .org pode rodar adsense, sendo que necessita dominio proprio, ja no .com, funciona como blogspot, basta criar, com a diferença que n pode rodar adsense ou outras publicidades.

    Grato se for explicar esse detalhe.

    • Vinicius Horta disse:

      Então! Não tem nem o que explicar mais rsrsr você já entendeu, o .org é uma plataforfa de código aberto (gratuito) e o .com é um site que possui uma plataforma já instalada e disponibiliza isto para seus usuários. E como qualquer site tem sua política de privacidade e maneira de trabalhar :)

      Abraço!

  3. Ueliton disse:

    Estive a procurar um bom artigo como este ,na minha opinião completo e de facil compreensão ,obrigado e ja estou a migrar para esta pltaforma o wordpress .

    • Vinicius Horta disse:

      Olá Ueliton!
      Obrigado por comentar! E se está migrando para WordPress, só tenho a lhe desejar que tenha muito sucesso com seu blog, e tenho certeza que irá gostar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.