Scroll Top

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Freelancer

Para Trabalhar Online Aprenda a Controlar seu Tempo!

Trabalhar online é uma experiência incrível, além de estar na internet todo o tempo ainda na maioria dos casos também estará no conforto de sua casa, justamente todo este conforto pode por sua produtividade muito abaixo do que deveria, afinal distrações definitivamente não faltam na web. Aqui vou passar algumas dicas úteis para quem é blogueiro ou freelancer e gostaria de aproveitar melhor seu tempo online para ser mais produtivo.

Manter o foco no que está sendo feito ajuda não apenas a aumentar a qualidade de seu trabalho, mas também fará com que produza mais em menos tempo, pode não parecer mas aquelas “rápidas” olhadas em seu Facebook, aquelas conversas no MSN, aquele vídeo legal do Youtube vão consumindo seu tempo sem que note, o que resulta em diversas horas NÃO trabalhadas durante o dia.

Claro que para quem trabalha online não é possível não utilizar estas ferramentas, porém até quando estiver as utilizando é preciso foco,ou seja, se está descansando em seu Facebook não há problema algum, desde que saiba que é descanso e que depois voltará a trabalhar (com o Facebook fechado).

Tenha Tarefas Claras para Seu Dia e Seja Mais Produtivo!

Outro fator que consome tempo é ficar “perdido” sem saber o que fazer primeiro, nisto sempre acabamos perdendo tempo observando diversas possibilidades. O melhor a ser feito é já iniciar seu dia sabendo o que deve ser feito ao longo do dia, preferencialmente já com um plano de ação, por exemplo:

  • Manhã: responder e-mails e comentários no blog, escrever 3 artigos
  • Tarde: escrever 4 artigos, publicar 3 notas no Facebook e editar 1 vídeo
  • Noite: responder e-mails


Claro que isto é apenas um exemplo, deverá adaptar de acordo com suas prioridades, assim tendo um plano exato de o que deve ser feito e até que horário deverá estar pronto. Em meio a este planejamento já poderá inserir períodos de pausa (com hora para começar e para terminar).

Algo natural é que no início não consiga terminar o dia fazendo tudo o que planejou, isto ocorre porque ainda não está habituado a trabalhar com o tempo, estava sem noção de quanto tempo cada tarefa costuma levar para ser feita, mas não há problema, certamente em pouco tempo já estará mais acostumado com isso e passará a planejar seu dia com maior eficiência.

Extensão do Firefox para Controlar seu Tempo

Se notar que anda com dificuldade em controlar adequadamente seu tempo ou mesmo gostaria de ter uma forma simples e eficiente para contar o tempo que cada uma de suas tarefas costuma gastar poderá utilizar a extensão Simple Timer para Firefox.

Esta extensão faz a contagem do tempo para você tanto em ordem crescente como também faz contagem regressiva, assim permitindo que o navegador lhe indique quando o tempo ara uma tarefa acabou, o que pode ser interessante tanto para seu trabalho de uma forma direta como também para controlar seu descanso, digamos que queira passar apenas 10 minutos no Facebook, basta programar a extensão para lhe avisar dentro de 10 minutos!

E você, como anda controlando seu tempo trabalhando online?

Sobre o autor | Website

Olá! Sou Vinicius Horta e tenho 37 anos, trabalho com Marketing Digital a 6 anos (quase 7 já). Aqui você aprenderá como construir negócios rentáveis online trabalhando no conforto de sua casa, exatamente como eu faço a 6 anos. Sou Web Designer com formação pelo SENAC e apaixonado por Copywriting e análise de dados de campanhas de Marketing Digital.

Treinamento Online Grátis

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Alvaro disse:

    O problema que eu enfrento é o conteúdo. Existem artigos como noticias que são muito rapidos de serem postados. Sempre fico na dúvida se o artigo é de qualidade ou não, até porque sempre vejo blogueiros da area dizerem que um ótimo artigo leva de 2 a 3 horas para ser elaborado.

    • Olá Alvaro!

      Realmente a criação de conteúdo é a parte mais demorada, dependendo do artigo pode realmente levar um bom tempo para ser elaborado. Algo que pode considerar é continuar fazendo os artigos de notícias que já possui mais prática e outros tipos de artigos poderá contratar um redator freelancer para os redigir para você.

      Abraço!

  2. Valter Sousa disse:

    Olá, Vinicius. Até que enfim achei alguém alinhado com o que penso sobre o tema produtividade e gestão de tempo. Na verdade estou pesquisando sobre o assunto. Passei lá no Luciano Larrosa, no Efetividade e outros blogs e aprendi algumas sacadas boas, como GTD, ZTD e já viciei no Todoist (ferramentinha boa, meu!).

    Essa pesquisa está me transformando e me dando uma visão excepcional sobre produtividade de blogueiro e penso que, finalmente vou achar meu ritmo.

    O problema das distrações e da segmentação do tempo é que eles quebram o tempo contínuo e lhe roubam a força. A primeira coisa que o blogueiro deve fazer é CONSEGUIR TEMPO em blocos de tamanhos razoáveis. Aí vai disciplina e mudança de hábitos.

    Agora isso que você falou sobre já ter o que fazer na hora de fazer é que é o bicho. Essa parte é difícil e demanda um histórico pregresso de definição de nicho, discriminação dos tópicos e talento para pesquisa, além de um ótimo controle hierárquico de ideias.

    Mas sabe, que agora começo a ver que não é tão difícil? Valeu!

    • Olá Valter Souza!

      Na verdade não é difícil não, isto é mais uma questão de costume, a web nos deixa com uma ilusão de agilidade com isto de pular de uma aba para outra mudar de site com um clique e tudo mais, porém sem foco isto tudo acaba é nos roubando tempo.

      Eu adquiri certa facilidade com isso depois de um curso de Administração de Tempo que fiz na Timing Desenvolvimento em São Paulo, que inclusive recomento pois é excelente! Mas mesmo sem fazer um curso é possível manter o foco e estabelecer prioridades com facilidade.

      Abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.