Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

E-Mail Marketing

Como Aumentar a Taxa de Abertura dos E-mails! [Mesmo com as Abas do Gmail]

Para fazer campanhas de e-mail marketing de sucesso há diversos fatores a serem considerados, entre estes dois são realmente a base de todo o processo, sendo a captação de e-mails e também garantir uma boa taxa de abertura em seus e-mails enviados. Não adianta ter uma lista de e-mails realmente muito grande se não possui boas taxas de abertura dos e-mails.

Há alguns pontos que geralmente atrapalham a taxa de abertura, alguns já velhos conhecidos e um que é de certa forma um obstáculo recente (abas do Gmail), aqui vou falar sobre como lidar com estes obstáculos um a um, desta forma certamente terá maiores chances de ter bons resultados com suas campanhas.

Mesmo estes sendo temas onde para cada um existem estratégias específicas (e que cada uma delas possui sua importância) é fundamental que aplique todas estas dicas em conjunto para que tenha os melhores resultados em suas campanhas de e-mail marketing.

Saiba Escolher um Bom Serviço de Envio de E-mails!

Existem diversas empresas que oferecem serviços para envio de e-mail marketing, algumas são realmente de excelente qualidade, porém outras são realmente de baixa qualidade e mesmo sendo grátis não vale a pena, afinal não gastará nada mas também não ganhará nada, estará apenas perdendo seu tempo. Digo isto pelo fato de que se estiver utilizando uma empresa de baixa qualidade seus e-mails cairão na caixa de SPAM de seus assinantes (em alguns casos nem na caixa de SPAM chegam).

Alguns serviços de envio de e-mails já são extremamente conhecidos, como por exemplo a Aweber, porém existem diversos outros que também são de boa qualidade como MailChimp, GetResponse, etc. Atualmente estou utilizando o e-goi, um serviço barato com o qual estou tendo uma boa experiência, com taxas de abertura que passam dos 30% (o que é uma boa marca no nicho “ganhar dinheiro”).

Existem algumas formas de avaliar se um serviço é de boa qualidade ou não, uma das principais características que deve observar é com relação a sua política de importação de listas, quanto mais liberal PIOR. Um serviço que aceita qualquer lista de e-mails geralmente permite que seus usuários façam SPAM, com isto estará prejudicando seriamente suas campanhas. Trabalhe sempre com double opt-in e em serviços que só trabalhem desta forma.

Como Criar Títulos Atrativos para seus E-mails?

Partindo do princípio de que está utilizando um bom serviço de envio de e-mail marketing e também que tudo está corretamente configurado já sabemos que suas mensagens estarão sendo enviadas para a caixa de entrada de seus assinantes, ou seja o primeiro obstáculo já foi passado. Agora a segunda etapa é atrair a atenção de seu leitor com o título.

Títulos pouco chamativos ou extremamente apelativos nem sempre funcionam bem, já por outro lado títulos que sejam instigadores da curiosidade tendem a ter uma maior taxa de abertura, algo como “Você viu isso que está acontecendo?”

Com um bom título existem maiores chances de que seu e-mail seja aberto, porém é importante que esteja atento ao fato de que o conteúdo de seu e-mail deve estar bem contextualizado com o título, afinal se foi aquele título que chamou seu assinante para uma ação já sabe que está no caminho correto, o desenvolvimento do texto do e-mail deve o conduzir a uma nova ação (clicar no link do e-mail).

Outra dica importante é para que evite títulos muito parecidos, uma vez utilizado um título ele perderá bastante de seu impacto quando utilizado pela segunda vez para uma mesma lista.

Como Criar um Snippet que chame a Atenção de seus Contatos?

O snippet é um resumo com até 160 caracteres que é mostrado logo após o título em serviços como Gmail, Outlook entre outros, assim como o título também é muito importante para aumentar a taxa de abertura de seus e-mails. Veja na imagem a seguir exatamente o que é o snippet.

Como Aumentar a Taxa de Abertura dos E-mails

Alguns serviços de e-mail já geram de forma automática o snippet de sua mensagem (utilizando a primeira linha de texto de seu e-mail), porém o ideal é que faça você mesmo esta frase sempre visando impactar seus leitores, afinal nem sempre a primeira linha do e-mail será algo que realmente chame o assinante a uma ação (abrir o e-mail).

Uma dica especial sobre o snippet é que ao criar um snippet em que já comece a abordar o assunto e corte isto antes de dar uma informação estará instigando a curiosidade de seu assinante, afinal ninguém gosta de ler apenas meia frase interessante.

Não permita que seus E-mails Caiam na Caixa de SPAM!

Embora na maior parte dos casos que os e-mails vão para a caixa de SPAM a culpa seja de ter escolhido um serviço de e-mails de baixa qualidade existem alguns pontos a observar mesmo tendo um serviço de boa qualidade, pois alguns erros podem realmente prejudicar a entrega de seus e-mails. Aqui vou citar alguns dos erros mais frequentes que podem estar prejudicando suas campanhas.

Problemas com o HTML: entre diversos fatores que são analisados em seus e-mails antes de serem entregues aos assinantes os provedores de e-mail (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc) avaliam a qualidade do HTML, quanto mais limpo for o código melhor. Também vale lembrar que imagens hospedadas no mesmo domínio de envio do e-mails e não muito grandes ajudam.

Domínio de envio: alguns serviços como Aweber possuem um domínio de envio com boa reputação, portanto não será prejudicado com isso, já outros serviços tem um domínio já marcado pelos provedores de e-mail como origem de mensagens SPAM, sendo assim recomendo que configure um subdomínio seu para ser utilizado como origem e para armazenamento das imagens e demais elementos de suas campanhas.

Palavras “suspeitas” no título e snippet: existem muitas palavras que já são marcadas pelos provedores de e-mail como frequentes em mensagens SPAM, tais como “ganhar dinheiro”, “oferta imperdível”, etc., evitar o uso frequente destas palavras certamente estará ajudando a ter melhores resultados.

[ninja-inline id=4845]

Como Solucionar o Problema com as Novas Abas do Gmail?

Uma nova atualização no Gmail (um dos e-mails mais utilizados) criou abas separando as mensagens da caixa de entrada em categorias, assim facilitando a organização das mensagens que se recebe. O grande problema é que campanhas de e-mail marketing estão por padrão indo parar na aba “promoções”, que é uma aba que tende a ser menos vista, e ainda que vista já o será com um ar mais crítico, afinal o leitor já vai sabendo que queremos lhe vender algo.

Como Aumentar a Taxa de Abertura dos E-mails

Esta novidade no Gmail tende a reduzir a taxa de abertura dos e-mails, para evitar isto o que poderá fazer é orientar seus assinantes a arrastarem uma de suas mensagens para a aba “Principal”, desta forma indicando que é nesta aba que os e-mails devem ser adicionados. Outra forma de fazer isto é orientar seus assinantes a marcar uma de suas mensagens com estrela, com isto suas mensagens também serão destinadas para a aba “Principal”.

A primeira forma de fazer isto é através de uma página de agradecimento, assim que seu assinante assinar sua lista já o redirecionar para uma página em que agradece a subscrição e aproveita para orientar seu novo assinante como este deve proceder para garantir que estará recebendo suas mensagens.

Para sua lista o que poderá fazer é enviar um e-mail passando detalhadamente o que seu assinante deve fazer para que suas mensagens sejam entregues na aba “Principal”, naturalmente não terá um impacto muito grande, porém irá ajudar.

Sobre o autor | Website

Olá! Sou Vinicius Horta e tenho 37 anos, trabalho com Marketing Digital a 6 anos (quase 7 já). Aqui você aprenderá como construir negócios rentáveis online trabalhando no conforto de sua casa, exatamente como eu faço a 6 anos. Sou Web Designer com formação pelo SENAC e apaixonado por Copywriting e análise de dados de campanhas de Marketing Digital.

Treinamento Online Grátis

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.