Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

E-Mail Marketing

Como Avaliar se Suas Campanhas de Email Marketing Estão Realmente indo Bem?

Os fatores que podem ser traduzidos como sucesso de uma campanha de email marketing são diversos e não simplesmente a quantidade de vendas (claro que este é o objetivo), mas é possível fazer um acompanhamento mais detalhado, desta forma descobrindo sempre o que pode ser melhorado para que tenha ainda mais vendas com cada campanha. Aqui vou passar algumas dicas de o que deve ser observado e testado continuamente para que tenha melhores resultados.

Mas antes de qualquer coisa é fundamental que esteja trabalhando com uma empresa de email marketing de boa qualidade como a Aweber (que uso e recomendo), esta é a única forma de garantir uma boa “entregabilidade” de seus e-mails e também de ter acesso a ferramentas de alta qualidade tanto para criar os e-mails como relatórios detalhados para mesurar os resultados.

As observações devem sempre ser feitas tento nos e-mails agendados em seu autoresponder (e-mails que serão entregues de forma automática) como também em seus broadcasts (e-mails de divulgação), assim buscando uma contínua melhora em seus resultados. Mas antes de qualquer coisa lembre-se de que uma campanha não precisa estar com problemas para passar por testes, afinal a campanha que está boa pode certamente ficar ainda melhor.

Como Avaliar se Suas Campanhas de Email Marketing Estão Realmente indo Bem?

Conhecer as Estatísticas é Bom, Mas Não se Apegue a Isso como Verdade Absoluta!

Existem diversos infográficos disponíveis na internet com dados como melhores dias e horários para envio de email marketing, são realmente conhecimentos valiosos, porém aconselho que não tome estas informações como verdades absolutas. Faça testes com suas listas, entenda o comportamento de seus assinantes e terá um gráfico com os melhores dias e horários para a SUA lista!

Quanto mais conhecer sua lista melhores serão seus resultados com o envio de cada e-mail, há coisas interessantes a notar, como por exemplo que enviar e-mails durante um feriado fará com que tenha uma menor taxa de abertura (muitos assinantes podem estar viajando), mas por outro lado a qualidade (nível de atenção) é maior, os assinantes que abrem estão com mais tempo e geralmente clicam nos links, assistem vídeos, etc., este conjunto de fatores ajuda a aumentar as vendas.

Muitas pessoas que estão começando a trabalhar com email marketing mantém sua atenção apenas às taxas de abertura dos e-mails (que são importantes), porém isto representa apenas 2 itens de uma série de fatores que levará a efetivamente fazer uma (ou mais) venda, que são:

  • Se o e-mail foi entregue
  • Se o título é atrativo

Boas taxas de abertura irão indicar que seu e-mail foi entregue, que o título chamou a atenção de seu assinante, porém se não souber escrever bem seu e-mail, de forma assertiva e preferencialmente persuasiva não terá uma boa taxa de cliques em seus links, o que resultará em poucas vendas.

Como Escrever um Bom E-mail (E-mails que Geram Vendas)?

Isto definitivamente não é algo fácil de explicar, mas vou tentar dar algumas dicas do que tem funcionado bem em meus e-mails, vá aplicando estas dicas e fazendo as alterações que julgar interessantes. A dica mais fundamental é para não ter pressa no momento de criar um e-mail, possivelmente o reescreverá diversas vezes até que chegue a algo realmente interessante. Veja agora as dicas de como escrever um e-mail que vende!

1 – Escreve e-mails curtos, preferencialmente com uma fonte em um bom tamanho (que facilite a leitura).

2 – Pessoas não leem completamente um e-mail, mas sim os “escaneiam” com os olhos lendo apenas alguns trechos. Marque algo em negrito e preferencialmente de forma que faça algum sentido quando lido apenas o que está em negrito.

3 – Não exagere nos links (mas também não use apenas 1 link)

4 – TODO e-mail deve conter um CTA (call to action) ANTES de cada link e um benefício direto ou indireto.

5 – Se a página de vendas do anunciante é boa não tente fazer a venda pelo e-mail, apenas indique. Por outro lado se o produto é bom mas a página não faça a venda por e-mail e use o link direto para a página de checkout.

Seguindo estas 5 dicas ao escrever seus e-mails já sentirá uma boa diferença em seus resultados, deste pontoem diante o caminho é realmente se especializar, ler e-books, fazer cursos, etc.

Sobre o autor | Website

Olá! Sou Vinicius Horta e tenho 37 anos, trabalho com Marketing Digital a 6 anos (quase 7 já). Aqui você aprenderá como construir negócios rentáveis online trabalhando no conforto de sua casa, exatamente como eu faço a 6 anos. Sou Web Designer com formação pelo SENAC e apaixonado por Copywriting e análise de dados de campanhas de Marketing Digital.

Treinamento Online Grátis

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.