Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

WordPress

Como Fazer Themes WordPress

Um theme WorPress é muito diferente de um template Blogger, em wordpress estaremos lidando com folhas em php, sim folhas rsrsr esta é uma das características

Este é o primeiro artigo de uma série que visa lhe ensinar como fazer templates de qualidade para wordpress. Neste primeiro artigo, vamos dar uma olhada geral na estrutura usual de um template para wordpress, quais as linguagens que precisaremos lidar e que ferramentas serão necessárias para que tudo corra bem.

Visão Geral

Um theme WorPress é muito diferente de um template Blogger, em wordpress estaremos lidando com folhas em php, sim folhas rsrsr esta é uma das características marcantes em wordpress, ao fazer um theme não estaremos lidando com 1 arquivo, mas sim com vários, que normalmente são:

Index.php, home.php, header.php, sidebar.php, footer.php, single.php, comments.php, page.php, functions.php, style.css entre outras.

Parece muita coisa e que será extremamente complicado, mas no desenrolar da série você verá que há uma lógica em como todas estas folhas se comunicam, entendida esta lógica tudo fica simples.

Mesmo os arquivos sendo php, devemos lembrar de que estaremos lidando com HTML que é a marcação necessária para os navegadores e para aplicarmos o CSS também, portanto mesmo que você não seja um programador em php não se preocupe.

Conhecimentos que podem ajudar

Não é necessário conhecer nenhuma destas linguagens para seguir esta série e conseguir fazer seu primeiro theme wordpress, mas aconselho enfaticamente que se aprofunde no estudo destas para que possa desenvolver seus futuros themes com facilidade.

Linguagens:

XHTML (e em breve HTML 5.0)

PHP

CSS (e em breve CSS 3.0)

Ferramentas Necessárias

Não será necessário nada muito sofisticado, apenas precisaremos de um editor para os códigos (que pode inclusive ser um editor de textos comum) e de um servidor local para podermos fazer uma instalação wordpress localmente e testar nosso theme sem a necessidade de ficar fazendo upload.

O editor eu recomendo que utilize o Notepad++ que oferece ótimos recursos e atende perfeitamente a nossas necessidade para fazer um theme. Claro que caso você já esteja costumado com qualquer outro editor, o use, apenas recomendo este para quem não sabe que ferramenta utilizar.

E para ter um servidor local recomendo o Xampp, que é bem simples de ser instalado e configurado, de forma que rapidamente você estará com seu wordpress instalado e funcionando em seu computador, a qualquer hora, mesmo desconectado da internet poderá testar seus themes.

Então prepare seu editor e seu servidor local, que em breve darei continuidade a esta série, já mostrando como fazer as primeiras páginas para nosso primeiro Theme WordPress. Há outras ferramentas que podem ajudar bastante, mas que falarei durante os artigos seguintes.

Sobre o autor | Website

Olá! Sou Vinicius Horta e tenho 37 anos, trabalho com Marketing Digital a 6 anos (quase 7 já). Aqui você aprenderá como construir negócios rentáveis online trabalhando no conforto de sua casa, exatamente como eu faço a 6 anos. Sou Web Designer com formação pelo SENAC e apaixonado por Copywriting e análise de dados de campanhas de Marketing Digital.

Treinamento Online Grátis

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.