Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Themes WP

Como Traduzir Themes WordPress

Uma das muitas vantagens de se utilizar a plataforma WordPress é a grande variedade e qualidade de seus Themes, tanto os Themes WordPress profissionais (pagos) como também os Themes WordPress Grátis. Mas muitas vezes o Theme WordPress que escolhemos não está traduzido para o português, o que pode ser um problema para muitas pessoas, justamente pensando nisso, trago a seu conhecimento a ferramenta Poedit.

Quando seu Theme é preparado para ser traduzido, juntamente com seus vários arquivos existe os arquivos de linguagem (.po e .mo), portanto faça uma cópia deles e os nomeie como pt_BR, para então o traduzir para o português do Brasil.

Como Traduzir seu Theme WordPress

Antes de mais nada você vai precisar da ferramenta adequada, que é o Poedit, que pode ser baixado gratuitamente tanto Mara Windows como também para Mac OSX. O Poedit se trata se um programa de código aberto, que pode inclusive ser editado por programadores. É um programa exclusivo para se fazer edições deste tipo, não que seja apenas para WordPress, mas basicamente é utilizado para traduções.

como-traduzir-themes-wordpress

Repare o quanto é simples utilizar o Poedit para traduzir seu Theme WordPress. Na coluna da esquerda existe o texto original, no lado direito há a tradução já inserida, e no local onde eu indico na imagem é onde você deverá inserir a tradução. Caso você não saiba nada de inglês, você pode utilizar algum tradutor como o do Google, que não é o ideal para textos pois é literal, mas para pequenas traduções como este caso vem bem a calhar rsrsr

Para usar a nova tradução é bastante simples, faça o upload do arquivo traduzido para a mesma pasta onde estava o original, e terá que fazer uma pequena alteração no arquivo “wp-config.php”. Altere a linguage a deixando da seguinte maneira:

define (‘WPLANG’, ‘pt_BR’);

Salve o arquivo e o atualize em seu servidor. Pronto, agora seu Theme WordPress está traduzido!

Sobre o autor | Website

Olá! Sou Vinicius Horta e tenho 37 anos, trabalho com Marketing Digital a 6 anos (quase 7 já). Aqui você aprenderá como construir negócios rentáveis online trabalhando no conforto de sua casa, exatamente como eu faço a 6 anos. Sou Web Designer com formação pelo SENAC e apaixonado por Copywriting e análise de dados de campanhas de Marketing Digital.

Treinamento Online Grátis

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Jackson Soares disse:

    Olá Vinicius, Eu geralmente traduzo meus temas manualmente, mais o seu artigo é excelente. Só não entendi uma coisa: Qual arquivo deverá ser traduzido, eu abro os arquivos do tema um por um? E pra quem já usa o WordPress traduzido, pois você pedi pra fazer uma configuração no arquivo wp-config.php?

    obrigado pela dica.

    • Olá Jackson!
      Os arquivos que devem ser traduzidos são os arquivos (.po e .mo) que podem ser encontrados dentro da pasta “languages” de eu theme wordpress. Se seu wordpress já está traduzido certamente já estará definido desta forma.
      Abraço!

  2. Jackson Soares disse:

    Olá Vinícius, Muito obrigado pela sua resposta, vou fazer alguns testes seguindo suas dicas, pois da forma que traduzo dá um certo trabalho.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.