Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Design Gráfico

Cores no Marketing Digital, Aumente suas Vendas!

Para quem trabalha com marketing digital um dos pontos com que mais deve se preocupar é com suas taxas de conversão, quanto maior a taxa de conversão de cada uma de suas páginas maior será seu ROI, ou seja ganhará mais dinheiro com menos investimento. Com um ROI maior terá mais facilidade para escalar suas campanhas, sejam elas para captação de leads ou propriamente para a venda direta.

O processo de testes para as páginas de vendas é praticamente o mesmo para infoprodutos ou produtos físicos (inclusive muitos conceitos podem ser utilizados também no off-line). Atualmente se fala muito em Copywriting, que de fato é uma forma de aumentar sua conversão, porém não é a única e deve ser associado a diversos outros recursos, entre eles uma boa escolha das cores em todo o projeto.

A seguir poderá ver diversas informações sobre a influência das cores nas emoções, para que realmente acerte na escolha das cores é importante que tenha uma Persona bem definida para seus clientes, desta forma adequando suas páginas exatamente para aumentar a conversão deste público-alvo. Vale lembrar que as correspondem ser utilizadas tanto como uma cor predominante do layout como também para gerar determinadas emoções relacionadas a elementos pontuais, como os botões CTA (Call to Action).

psicologia-das-cores-no-marketing

Que Imagem Deseja Transmitir? Quais Sensações?

Quando o assunto é aumentar suas vendas é preciso entender que entre diversos fatores que irão influenciar a venda há dois grupos (ou momentos) em que a venda acontece, um é puramente emocional e com base em percepções profundamente subjetivas (é aí que atuam as cores e boa parte do Copywriting) e o segundo momento é com base em percepções objetivas, como por exemplo o preço.

Então temos em linhas gerais que:

  • A emoção compra através de uma percepção subjetiva.
  • A ração valida através de uma percepção objetiva.

O ponto de atuação das cores é no emocional, que é o primeiro momento da compra, que inclusive se não for bem trabalhado fará com que simplesmente a pessoa não tenha interesse pela sua oferta e acabe comprando o mesmo produto através da oferta de outra pessoa. Uma dica extra é para que observe que cada etapa do funil de vendas poderá estar lidando com emoções diferentes, portanto algumas cores podem ser mais indicadas para o início e outras para a página de checkout em si.

Mas antes de falar um pouco mais sobre algumas dicas de como utilizar as cores a seu favor no marketing digital veja a seguir alguns conceitos sobre as cores mais utilizadas na internet, que são as cores primárias e secundárias. É verdade que existem muitas outras cores, mas conhecendo estas já terá uma boa noção de como estruturar isso em seus projetos online.

guia-de-cores-em-marketing

Influência das Cores no Marketing!

Vermelho

Uma cor amplamente utilizada no marketing é o Vermelho, possui uma ação estimulante (chegando a acelerar os batimentos cardíacos), em restaurantes é utilizado para estimular a sensação de apetite. O vermelho cria um senso de urgência, é excelente para estimular a compra no ato, compradores impulsivos.

cores-no-marketing

Amarelo

Esta cor ajuda a estimular o otimismo e também para chamar a atenção para determinadas áreas sem que isto faça com que a pessoa tenha que tomar uma ação imediata. O amarelo também ajuda a transmitir uma imagem clara, de transparência associada a sua marca.

cores-no-marketing-amarelo

Azul

Uma cor pouco invasiva mas extremamente poderosa para o marketing, por não ser invasiva estimula a pessoa a passar mais tempo em sua página, o que pode ser excelente para que a pessoa dê maior atenção ao texto/vídeo elaborado com técnicas de copywriting. O Azul também ajuda a transmitir uma sensação de segurança, o que é importante para negócios online.

cores-no-marketing-azul

Laranja

Esta é uma cor que possui praticamente os mesmo usos que o vermelho em marketing, porém de uma forma um pouco menos invasiva, o que pode ser interessante dependendo de seu público e também dos outros elementos de sua página. O laranja também transmite uma sensação amigável, portanto pode ajudar a aumentar a conexão entre você e seus compradores.

cores-no-marketing-laranja

Verde

Uma cor amigável que ajuda a relaxar, portanto é bastante indicada para quando se utiliza por exemplo técnicas de storytelling, com seus clientes mais relaxados certamente conseguirá prender sua atenção com maior facilidade. O verde também é uma cor fortemente associada à saúde e ao dinheiro, se a mensagem que pretende passar está relacionada a qualquer um dos dois certamente isso poderá ajudar.

cores-no-marketing-verde

Violeta

Esta é uma cor fortemente associada à beleza e também ajuda a transmitir calma, estimula a criatividade, o que também pode ser usado a seu favor em momentos pontuais de um vídeo de vendas (principalmente quando estiver “pintando o quadro do prazer futuro…”). Ideal para ser utilizada em projetos que de alguma forma transmitam a mensagem de transcendência.

cores-no-marketing-violeta

Dicas Extra do Uso de Cores em Marketing!

Todos os elementos da página irão influenciar as decisões de seus clientes e não apenas o que você gostaria que exercesse esta influência como um botão do tipo “compre agora”. Mas isso não é um problema, na verdade é uma grande vantagem porque geralmente o consumidor possui uma certa resistência com relação aos CTAs e banners, porém está aberto aos estímulos indiretos das cores em outros elementos como logo, padrão de cores da página, cor da roupa que você está usando no vídeo, etc.

Para páginas de checkout posso adiantar uma dica extra que é para você escolher as cores de acordo com o valor do produto que está vendendo. Se for um valor baixo em que é natural ocorrer uma compra por impulso vale a pena apostar em cores como o vermelho, já se o que deseja é transmitir mais segurança devido a um ticket mais alto o azul é uma excelente opção (dê uma olhada na cor de checkout dos maiores profissionais de marketing online internacionais).

A dica mais importante é para sempre testar, faça dos testes A/B sua rotina, mesmo que determinadas cores estejam lhe trazendo bons resultados continue testando cada um dos elementos das páginas, com isso poderá ter excelentes resultados.

Sobre o autor | Website

Olá! Sou Vinicius Horta e tenho 37 anos, trabalho com Marketing Digital a 6 anos (quase 7 já). Aqui você aprenderá como construir negócios rentáveis online trabalhando no conforto de sua casa, exatamente como eu faço a 6 anos. Sou Web Designer com formação pelo SENAC e apaixonado por Copywriting e análise de dados de campanhas de Marketing Digital.

Treinamento Online Grátis

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.