Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

SEO

Google Insight for Search! Saiba escolher suas palavras-chave!

Esta é uma ótima ferramenta fornecida pelo Google, que nos ajuda a saber que palavras são mais buscadas pelos leitores. Pois sabemos que um artigo de alta qualidade...

Esta é uma ótima ferramenta fornecida pelo Google, que nos ajuda a saber que palavras são mais buscadas pelos leitores. Pois sabemos que um artigo de alta qualidade é fundamental, entretanto depois de uns três meses escrevendo no blog, é interessante parar para analisar as estatísticas e otimizar seus artigos, assim atingindo melhores resultados com eles.

As estatísticas podem ser obtidas em seu Google Analytics, que terá informações realmente bem detalhadas sobre como anda o desempenho de seu site. Dados que vão muito além do números de visitantes. Mas sobre como analisar as estatísticas do Google Analytics falarei outra hora.

Hoje estou falando do Google Insight for Search, que certamente ajudará a fazer suas otimizações a nível de SEO em seu site. Pois sabendo o que é mais procurado, sabemos “para que lado ir”. Mas vale lembrar que normalmente palavras que são muito procuradas também são bastante concorridas.

Então vamos dar uma olhada como essa ferramenta funciona. Digamos que você escreveu seu artigo, e já tem em mente uma série de palavras-chave que servem para seu conteúdo. Destas palavras acho interessante utilizar apenas as que te trarão mais resultados e descartar as que não sejam tão interessantes assim. Vou utilizar como exemplo o seguinte. Digamos que para este artigo aqui eu esteja na dúvida se utilizo “ferramentas Google” ou “serviços Google”, qual das duas será mais procurada? Veja o resultado:

Google Insight for Search

Antes de utilizar o Google Insight for Search pode parecer que é uma dúvida sem muito fundamento e que possivelmente teríamos os mesmos resultados. Mas veja na imagem acima que a diferença é gritante entre os termos.

Utilizar esta ferramenta Google é bem simples, basta acessar o Google Insight for Search, inserir suas palavras nos campos “Termos de pesquisa”, selecionar suas escolhas de filtro, locais datas, etc. e mandar pesquisar.

Rapidamente teremos o resultado e um gráfico, e o melhor de tudo, neste gráfico há uma previsão estatística de qual é a possível tendência para este termo no ano seguinte!

Mas continuando nossa análise, agora já sabemos que o termo “ferramentas Google” é mais procurado. Então vamos ver o que mais o Google Insight for Search te a nos dizer. Se rolarmos a página do resultado um pouco para baixo, veremos algo como a imagem a seguir:

Google Insight for Search

Aqui nós temos uma visão mais ampla sobre termos correlatos que também estão sendo pesquisados na coluna “Pesquisas mais comuns” e na coluna “Pesquisas crescentes” temos pesquisas que estão sendo cada vez mais procurados, ou seja, a tendência é aumentar. Então se nestes resultados tiver algo bem contextualizado com seu conteúdo recomendo fortemente que utilize como palavra-chave.

Existem outras análises possíveis de serem feitas, inclusive com ferramentas do Google Adwords, onde podemos inclusive ter uma idéia de como anda a concorrência em determinadas palavras-chave. Mas isto falarei em outro artigo!

Você já tinha imaginado que diferenças tão pequenas podem gerar resultados tão diferentes?

Sobre o autor | Website

Olá! Sou Vinicius Horta e tenho 37 anos, trabalho com Marketing Digital a 6 anos (quase 7 já). Aqui você aprenderá como construir negócios rentáveis online trabalhando no conforto de sua casa, exatamente como eu faço a 6 anos. Sou Web Designer com formação pelo SENAC e apaixonado por Copywriting e análise de dados de campanhas de Marketing Digital.

Treinamento Online Grátis

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. Matheus disse:

    Olá Vinicius,

    Já conhecia a ferramenta, mas é sempre bom lembrar dela quando se esta a escrever um artigo. Eu costumo pesquisar bastante as palavras nela.

    Melhor ainda é quando você consegue pegar uma palavra muito pesquisada, e que tem pouca concorrência. Consegui entrar em um destes casos no ano passado, onde lancei um artigo sobre presentes de natal interessantes, escrevi no começo de dezembro, e acabei lucrando bastante, pois na época que o pessoal estava procurando sobre os produtos eu já estava bem colocado no Google, ou seja, vieram muitas visitas com aquelas palavras-chave.

    Abraço!

  2. Guru disse:

    Bom entendi como utilizar a ferramenta,agora uma duvida …. como utilizar estas palavras “chaves” no meu site/blog de forma que venha ser atrativo os buscadores?

    Ja ha alguma materia sobre isto?

    Obrigado pela atenção

    Abraços motociclistas.

    Guru CEMC

    • Vinicius Horta disse:

      Olá Guru!

      Essas palavras-chave podem ser utilizadas de diversas formas no seu site/blog. As mais usuais são como tags dos posts, como meta tags keywords e também palavras a serem trabalhadas no decorrer do post, pois é possível aumentar o nível de relevância de determinadas palavras no post sem ter que ficar repetindo ela a todo instante.

      Ainda não tenho um artigo sobre isso, mas obrigado pela dica, em breve publicarei este artigo 🙂

      Abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.