Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

SEO

Meta tags | Você as entende?

Meta tags são parâmetros dentro do código HTML que devem ser inseridos entre as tags que “facilitam” a vida dos buscadores. [...]

meta-tagsMeta tags são parâmetros dentro do código HTML que devem ser inseridos entre as tags <head></head> que “facilitam” a vida dos buscadores. Eu coloquei entre aspas pois antigamente meta tags eram muito importantes para um site ou blog ser encontrado e devidamente indexado, mas como eu brinco, os tempos mudaram! Hoje em dia posso afirmar sem sombra de dúvidas que o ouro para uma boa indexação está em conteúdo de qualidade constantemente atualizado. Mas nem por isso deixaremos as meta tags de lado rsrsr afinal toda ajuda é sempre valiosa.

Existe uma grande variedade de meta tags, mas não vou falar sobre todas, até por que possivelmente eu nem mesmo conheça todas. Mas vou descrever algumas que são particularmente úteis e certamente te ajudarão.

Entendendo a estrutura

Antes de falar nas meta tags em si, vamos entender sua estrutura, e ficará muito mais simples entender o que elas fazer. As meta tags possuem apenas um único atributo que é obrigatório, que é o “content”, ou seja o conteúdo.

E o content sempre se refere a outro atributo, que pode ser por exemplo http-equiv ou name. Vou pegar uma meta tag como exemplo para explicar melhor isso:

<meta name=”keywordscontent=”css, artigos, xhtml, php, webstandards” />

Veja como meta tags fazem uma comunicação com o buscador, esta que coloquei por exemplo estará dizendo que as palavras-chave (keywords) que estão em content são relevantes para este site. É o mesmo que dizer exiba este site para buscas que contenhas esta palavras-chave.

Bem, acredito que já é possível entender como funcionam as meta tags e também que especificamente como funciona esta que utilizei como exemplo, então vamos dar uma olhada em outras que também são interessantes de ter.

Meta tags mais usadas

<meta http-equiv=”content-type” content=”text/html; charset=UTF-8″ />

Com esta meta tag você estará dizendo para o navegador qual o mapa de caracteres que ele deve utilizar para ler seu site e exibir para o leitor. Por exemplo, em inglês não temos acentos, logo seu mapa de caracteres não os possui, e as palavras acentuadas não seriam mostradas adequadamente. Esta meta é antiga conhecida de todos que já trabalham com web a algum tempo e deve estar em todos os sites brasileiros.

<meta http-equiv=”content-language” content=”pt-br” />

Aqui você estará informando para os buscadores qual o idioma de seu site, o que ajudará a otimizar as buscas, de forma que você se torne relevante para o idioma Português do Brasil, você pode querer ser indexado para outros idiomas também, caso os disponibilize em seu site, para isso basta inserir as metas com os outros idiomas, veja:

pt-br – Português do Brasil

pt – Português

en – Inglês

es – Espanhol

<meta name=”description” content=”Aqui vem a descrição do seu Site” />

Esta é a descrição do site, é um breve resumo sobre do que se trata seu site ou blog, algo em torno de 160 caracteres é o mais recomendado para fazer esta descrição. Lembre-se de que é uma descrição, feita com frases coerentes e não com palavras soltas como keywords.

<meta name=”author” content=”Vinicius Horta” />

Está certo que muito poucas pessoas olham o código fonte das páginas que visitam, então sob este ponto de vista não faz muito sentido colocar sua autoria no código fonte do site, mas lembre-se de que os buscadores estarão lendo isso, e que a cada nova referência colocada com seu nome você vai ganhando certa “moral” como autor, vale a pena!

De um modo geral podemos ter que hoje em dia boa comunicação com o Google é conteúdo, mas que umas meta tags ajudam isso é verdade!

Sobre o autor | Website

Olá! Sou Vinicius Horta e tenho 37 anos, trabalho com Marketing Digital a 6 anos (quase 7 já). Aqui você aprenderá como construir negócios rentáveis online trabalhando no conforto de sua casa, exatamente como eu faço a 6 anos. Sou Web Designer com formação pelo SENAC e apaixonado por Copywriting e análise de dados de campanhas de Marketing Digital.

Treinamento Online Grátis

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Esse post é um pouco antigo em sua data de postagem mas é muito atual para aqueles que tem dificuldades em trabalhar a indexação do blog nos mecanismos de buscas como eu.
    Já tinha lido em outro blog mas aqui no dinheiroweb foi bem mais claro o post.
    Parabéns amigo Vinicius Horta pelo ótimo post.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.