Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Blogger

Post no Blogger | Entendendo o painel

Este é mais um artigo da série Primeiros Passos no Blogger, que visa te ensinar tudo o que é necessário para você começar seu blog de qualidade no Bloggrer.

Este é mais um artigo da série Primeiros Passos no Blogger, que visa te ensinar tudo o que é necessário para você começar seu blog de qualidade no Bloggrer. Talvez você ainda não tenha visto os outros artigos desta série, caso queira conferir, os artigos até agora publicados estão listados abaixo, e os que forem publicados posteriormente a este estarão disponíveis na página Primeiros Passos no Blogger.

Como fazer um blog no Blogger?

Como trocar o template do Blogger?

Fazendo seu primeiro Post!

Agora vou explicar todos os passos iniciais para que você possa fazer sua primeira postagem no Blogger, desde como encontrar o editor de textos do Blog, como configurar ele e por fim como utilizar o editor.

Então vamos aos passos para sua primeira postagem!

Para fazer seu primeiro post no Blogger, faça login e vá em Postagem >> Nova Postagem. Estando lá você verá um painel com um editor de textos como o da imagem abaixo:

Editor de Textos do Blogger

Você pode reparar que existem diversas alternativas de edição para seus textos, vamos olhar alguma que são interessantes de se conhecer desde sua primeira postagem no Blogger.

Opções de Postagem

A primeira coisa é configurar as suas opções de postagem. Então vejamos quais são as alternativas que temos aqui:

Alternativas de postagem

Ao clicar em “opções de postagem” como mostrado na figura acima, se abre uma aba com as configurações de nosso post. Vamos ver o que significa cada uma delas.

Comentários dos leitores – Aqui você poderá escolher se permitirá ou não que leitores de seu blog deixem comentários neste post. Isso deve ser avaliado por você, se é interessante ou não que leitores possam fazer comentários neste artigo. Na maior parte de artigos é interessante deixar marcado como “Permitir”.

Backlinks – Aqui você escolhe se quer exibir os backlinks (linlis das páginas que linkaram para este post. Note que caso você não permita, você não aparecerá nos Backlinks de outros blogs.

Data e Hora da Postagem – Você pode deixar automático para que seu post seja publicado exatamente no momento em que você mandar publicar. Ou se preferir você pode agendar a publicação para outra data.

Editar quebra de linhas HTML – Como você prefere inserir as quebras de linhas? Apertando “Enter” ou utilizando a tag <br />.

Configuração de criação de mensagem – Nesta parte você deve escolher se quando você digitar HTML ele seja mostrado para seus leitores ou se deve ser interpretado, por exemplo:

Interpretar: Você digita isso>> <strong>Texto</strong>

Seu leitor vai ver isso >> Texto

Mostrar: Você digita isso >> <strong>Texto</strong>

Seu leitor vai ver isso>> <strong>Texto</strong>

Marcadores

Repare que a direita do item “Opções de Postagem” existe uma caixa de texto definida como marcadores. Nela você deve criar a categoria na qual seu post melhor se encaixa. Assim você mantém seu blog organizado, sem falar que isso possui um bom valo a nível de SEO.

Se você olhar a direita da caixa de texto existe a alternativa “mostrar tudo”, clicando nesta alternativa você terá como ver todas as categorias que já existem em seu blog. Isso te ajuda a não criar categorias muito semelhantes.

Como utilizar as categorias?

Para explicar como utilizar as categorias vou recorrer a um exemplo bastante simples mas que ilustra muito bem como você pode organizar seu blog. Vamos partir do princípio que você tem um blog que fale sobre peixes, então vamos ver um exemplo:

Categorias: mar, rio

Postagens: peixes dos rios da Amazônia, peixes dos rios brasileiros, peixes de minas gerais, peixes da costa da Bahia, peixes estão chegando perto das praias

Podemos separar estas postagens em categorias através dos marcadores, então teríamos o seguinte:

Rio: peixes dos rios da Amazônia, peixes dos rios brasileiros, peixes de minas gerais

Mar: peixes da costa da Bahia, peixes estão chegando perto das praias

No começo de um blog isso pode não parecer de grande utilidade, mas depois de muitas postagens isso é realmente fundamental para facilitar a navegação pelo blog. Imagine dois ou três mil posts embaralhados rsrsrsr

Formatação do Texto

Agora finalmente vamos dar uma rápida olhada nas ferramentas fornecidas pelo editor de textos do Blogger. Não irei me aprofundar no tema uma vez que são ferramentas comuns a quase todos os editores de textos.

Editor do Blogger

1 – Alternativa para desfazer ou refazer alguma edição feita.

2 – Aqui você poderá escolher a fonte de seu texto.

3 – Aqui você terá como escolher o tamanho da fonte (tendo cinco alternativas de tamanho).

4 – Alternativas Negrito, itálico, sublinhado ou riscado.

5 – Aqui você pode escolher tanto a cor da fonte como também utilizar marcação com cores (como uma caneta marca-texto)

6 – Inserir link, inserir imagem, inserir um vídeo, inserir uma quebra de página.

7 – Alinhamento do texto, podendo ser, (a esquerda, centralizado, a direita ou justificado)

8 – Listas, que podem ser numéricas ou simplesmente com marcadores.

9 – Também podemos inserir uma citação e caso necessário remover determinada formatação.

10 – Verificador de ortografia.

Como você pode ver você terá uma boa quantidade de ferramentas para formatar adequadamente seus textos inserir links e imagens e muito mais, em breve falarei sobre outras possibilidades.

Até mais!

Sobre o autor | Website

Olá! Sou Vinicius Horta e tenho 37 anos, trabalho com Marketing Digital a 6 anos (quase 7 já). Aqui você aprenderá como construir negócios rentáveis online trabalhando no conforto de sua casa, exatamente como eu faço a 6 anos. Sou Web Designer com formação pelo SENAC e apaixonado por Copywriting e análise de dados de campanhas de Marketing Digital.

Treinamento Online Grátis

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.