Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

SEO

SEO – Seu Blog no Topo

Muitas coisas são importantes em seu site, entre elas destaco a qualidade do conteúdo, que considero fundamental e a qualidade do template.

Muitas coisas são importantes em seu site, entre elas destaco a qualidade do conteúdo, que considero fundamental e a qualidade do template. Quando me refiro a qualidade do template não estou dizendo que ele deva ser apenas bonito, mas principalmente que ele proporcione uma boa experiência para seu leitor.

A qualidade do conteúdo ajuda em diversos fatores, inclusive a nível de SEO (Search Engine Optimization), o que veremos em breve. Pois não adianta você atualizar diariamente seu site com um conteúdo fraco, ou superficial, talvez seja inclusive preferível que você atualize menos vezes por semana, mas com conteúdo de qualidade.

Agora que temos isto bem claro, vou mostrar algumas coisas que são interessantes de serem feitas a nível de SEO para melhorar os resultados do seu site nos buscadores. Então para isso vou dividir esta questão em três itens, para de forma básica eu possa dar algumas dicas.

Títulos

O título é parte fundamental nesta questão, pois ele deve agradar ao leitor despertando sua curiosidade e conseqüentemente seu interesse. E por outro lado também deve ser agradável para o Google, como estamos aqui falando de SEO, vou mostrar como tornar seu título atraente para o Google.

A primeira coisa que é importante, principalmente para que utiliza Blogger é reparar como seu título está aparecendo no navegador, pois o Blogger por padrão coloca o nome do Blog na frente do título, sendo que o ideal é justamente o contrário, veja na imagem abaixo como deve ficar:

SEO para Título

O Google e outros buscadores dão uma grande importância para o título do post, e seu grau de importância é maior para as primeiras palavras, e vai diminuindo gradualmente até a última palavra do seu título. Portanto ter o nome do blog primeiro não é uma boa idéia, pois seus títulos terão “pouco peso” na avaliação, ou seja, não serão muito relevantes para buscas que não contenham o nome do blog (o que é raro).

Tente evitar títulos que já estejam “batidos”, pois a concorrência por posicionamento é muito grande, o que acaba reduzindo suas chances de obter bons resultados. Uma boa dica você pode conferir em meu artigo “Carona para seu Blog no Google”neste artigo eu mostro uma maneira interessante e simples de reduzir a concorrência através a correta escolha do título.

Já para WordPress esta otimização é mais simples, e tem inclusive um plugin muito bom chamado All SEO in One Pack, que recomendo que você o utilize caso tenha seu site em wordpress, sobre este plugin você pode ter mais informações no meu artigo “Plugins SEO para WordPress”, onde apresento cinco plugins bastante interessantes a nível de SEO.

Tags

A escolha das tags para o artigo também são muito importantes, e possuem um papel fundamental para otimizar nosso artigo para o Google. Vou falar aqui algumas coisas sobre tags que venho observando e testando.

È interessante saber focar todo o artigo para poucas tags, venho notando que artigos com tags diversas e meio desencontradas não costumam surtir bons resultados, já os artigos com menos tags, porém mais direcionadas costumam ser melhor posicionados.

Você também pode aumentar o “peso” de determinadas tags, se a palavra em questão se encontrar também no título e algumas vezes no corpo do texto. Isso mostra ao Google que todo o texto é relevante para determinada palavra-chave.

Ou seja, graficamente temos isso:

SEO

Mas repare que não é necessário fazer uma repetição insistente em uma única palavra-chave, até para não distorcer o conteúdo de seu texto, mas ter a palavra chave no título, texto e como tag ajuda bastante.

Fazendo isso você esta tornando seu conteúdo mais relevante para esta palavra, o que aumenta suas chances de aparecer nos resultados das buscas orgânicas para pesquisas que contenham esta palavra.

Quando fazemos isso por exemplo com duas ou três palavras que façam parte de um mesmo contexto, aumentamos e muito nossa chance de aparecer nos resultados quando é feita uma pesquisa contendo os termos que utilizamos.

Texto

Quanto ao texto, aconselho que se escreva ele para seus leitores mesmo, e apenas depois de estar pronto você pode dar uma revisada nele vendo o que pode ser melhorado a nível de SEO, mas sempre lembrando que o foco é a qualidade para o leitor e não para o Google.

Quanto ao texto, você pode trabalhar com uma palavra-chave nele, ou mesmo sinônimos da mesma palavra. Lembrando que negrito e itálico costumam dar um “peso” maior para a palavra.

Agora que você já sabe dessas dicas, talvez seja interessante você dar uma olhada naqueles seus textos mais antigos que quase não recebem visitas, quem sabe você não encontra uma maneira de melhorar o SEO deles!

Para complementar estas informações eu recomendo que você também leia: Link Building – SEO com SEM

Dinheiro Web


Sobre o autor | Website

Olá! Sou Vinicius Horta e tenho 37 anos, trabalho com Marketing Digital a 6 anos (quase 7 já). Aqui você aprenderá como construir negócios rentáveis online trabalhando no conforto de sua casa, exatamente como eu faço a 6 anos. Sou Web Designer com formação pelo SENAC e apaixonado por Copywriting e análise de dados de campanhas de Marketing Digital.

Treinamento Online Grátis

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.