Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Blogs

Seu Blog Deve Crescer, Mas aos Poucos! Entenda Porque!

Todo blogueiro deseja que seu blog cresça rapidamente, não importa se é um blog para ganhar dinheiro ou mesmo algo feito simplesmente pelo prazer de blogar. Existem meios de atrair milhares de visitas para o blog em questão de poucos dias, porém isto pode comprometer o desempenho de seu blog a médio/longo prazo, principalmente se pretende ganhar dinheiro.

Um primeiro ponto a observar em um crescimento muito rápido de um blog é que certamente isto não está ocorrendo por meios naturais como por exemplo a indexação de novos conteúdos e ir gradualmente melhorando o posicionamento nos resultados orgânicos do Google. Este crescimento natural leva um certo tempo para ir acontecendo, já quando se busca por estratégias mais agressivas, que da mesma forma que apresentam um rápido crescimento também indicam um grande declínio posteriormente.

Um bom exemplo de um rápido crescimento no volume de visitas com posterior declínio pode ser visto é quanto se trabalha exclusivamente desenvolvendo o blog através de publicidade paga, terá de fato um grande aumento nas visitas, porém verá uma grande redução destas quando parar de anunciar.

Note que não estou dizendo que não deve anunciar ou ter campanhas pagas, mas sim que não deve depender exclusivamente deste recurso para manter seu blog com bons níveis de visita, adiante entenderá melhor quais os riscos deste tipo de estratégia.

Anunciar é Bom, Mas pode Trazer Prejuízos para o Blog!

Antes de qualquer coisa vale lembrar que anúncios geralmente atraem boas quantidades de leitores para o blog, porém a quantia de conversões com programas de afiliados não é assim tão grande (como poderia ser com visitas orgânicas do Google). Sendo assim já se sabe que caso não tenha produtos com ótimos pagamentos por conversão a quantia de visitas possivelmente não será capaz nem de supri seus gastos para manter o blog.

Ao anunciar (através de algo que traga um grande retorno em visitas), terá maiores gastos com seu servidor de hospedagem pois um plano mais modesto talvez não suporte grandes volumes de visitas, isto já representa a necessidade de investir mais em seu servidor, porém este investimento deixará de fazer sentido caso pare de anunciar pois suas visitas diminuirão drasticamente.

O aumento de visitas repentino também pode trazer alguns problemas tanto com posicionamento de seu blog nos resultados orgânicos do Google (compra de links) ou mesmo lhe prejudicar com sua conta do Google Adsense, eu mesmo já fiquei sabendo de blogueiros que tiveram sua conta bloqueada após um aumento repentino nas visitas do blog.

Algo que pode ser interessante a ser trabalhado em seu blog é separar as estratégias orgânicas das pagas, direcionando todo o tráfego pago diretamente para páginas que tenham conteúdos com maior potencial de lucros, desta forma terá maior controle sobre seu blog e consequentemente melhores resultados.

Atualização 24/03/2013

Tráfego Pago, Pode ser uma Luz no Blog!

Acabo de ler um ótimo artigo do Rogério Gomes no WRG.com.br que vem de encontro ao tema que foi iniciado aqui, eu REALMENTE recomendo que continue a leitura e se aprofunde no tema, que afinal é um tema muito importante para a saúde de seu blog e de sua vida financeira se vive de blogs.

Leia agora o artigo Trafego Pago e Orgânico no Blog! Vantagens e Desvantagens!

Sobre o autor | Website

Olá! Sou Vinicius Horta e tenho 37 anos, trabalho com Marketing Digital a 6 anos (quase 7 já). Aqui você aprenderá como construir negócios rentáveis online trabalhando no conforto de sua casa, exatamente como eu faço a 6 anos. Sou Web Designer com formação pelo SENAC e apaixonado por Copywriting e análise de dados de campanhas de Marketing Digital.

Treinamento Online Grátis

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

14 Comentários

  1. Sergionline † disse:

    Boas Dicas .. to iniciando meu blog agora e to tentando fazer ele subir nas buscas de maneira mais natural .. é bem mais difícil e demorado mas como você disse , vale mais a pena

    Obrigado pelas dicas !

    • Olá Sergio!

      Pode até realmente ser mais difícil e demorado, porém a longo prazo é muito mais vantajoso por saber que possui uma base sólida e que dificilmente terá grandes problemas com mudanças no Google. Focar nos usuários é certamente a melhor estratégia.

      Abraço!

  2. É Vinicius, a impaciência é uma coisa séria entre os blogueiros novos ou com blogs novos. Eu mesmo estou bem tranquilo e trabalhando, porque é um avanço passo-a-passo.

  3. Gustavo disse:

    Oi! Eu concordo plenamente com o autor e tem aquele ditado “Tudo que começa rápido termina rápido”. E eu pergunto agora! E postar comentários com links é uma boa forma? Muito obrigado!
    Abraços ao autor!

    Gustavo/RS

    • Olá Gustavo!

      Isso vai depender de alguns pontos, mas a princípio já posso adiantar que não terá juice passado por este link uma vez que a grande maioria dos blogs possui atributo nofollow nos links de comentários.

      Então o ganho seria apenas de visitas diretas através do link, para que isso realmente ocorra é importante notar que o comentário precisa realmente agregar algum valor ao post e possuir um link com algo realmente interessante e contextualizado, aí sim os leitores e o autor do blog podem se interessar e fazer uma visita ao blog.

      Abraço!

  4. Olá Vinicius!

    Eu sempre deixo crescer de forma natural meus blogs,temos que ter muita paciencia,porque demora muitas vezes mais de 2 meses para começar a receber boas visitas dos buscadores.

    Fazendo um bom trabalho de seo o resto é só esperar.De vez em quando ganhar algum link e também não se esquecer de publicar artigos de qualidade.

    Abraço!

    • Olá Rafael!

      Mas vejo esta como uma estratégia mais segura, com um crescimento natural a tendência é ser menos afetado pelas mudanças de algoritmo do Google por exemplo. O ideal é realmente focar em qualidade e na melhor experiência para o usuário. Como você disse o resto é só esperar 🙂

      Abraço!

  5. Rogerio Gomes disse:

    Puxa Cara, que ótimo Artigo!

    Se parar para pensar pode ou não ser uma boa comprar visitantes para o blog, especialmente se a fonte de renda não é necessariamente com programas de afiliados.

    ….

    Seu artigo gerou tantos borbulhos na minha cabeça que não resisti e escrevi um artigo sobre uma reflexão sobre como aproveitar o visitante que passa pelo blog. Em breve vou publicar um artigo inspirado neste seu Artigo Vinicius e na boa, gostei do que escrevi.

    Acho esse tema bastante polêmico, principalmente pelo fato de que as visitas orgânicas podem terminar amanhã, e nessa hora, o que fazer ou para onde correr para continuar recebendo visitantes e manter os ganhos?

    É justamente por isso que hoje penso, “Temos que aproveitar os visitantes ao máximo”, principalmente no quesito construção da lista de e-mails.

    É isso meu! Parabéns pelo Artigo Vinicius!

    Abraço!

    • Opa Rogério!

      Obrigado! Cara você levantou dois pontos realmente importantes, um é sobre o que fazer caso de um dia para o outro se perca as visitas orgânicas (ninguém está livre deste risco rsrsr) e outro é sobre fazer o melhor aproveitamento possível das visitas que se tem.

      Sobre as listas de e-mails, este também é um ponto que vejo como MUITO promissor, tanto que ainda hoje sai um artigo que já escrevi sobre isso e que será o primeiro de uma grande série de artigos sobre o poder das listas de e-mails. E com certeza vou ler este seu artigo, é um assunto que venho estudando porque acho realmente importante!

      Abraço!

  6. Luiz Takara disse:

    Nossa, excelente artigo. Cheguei aqui através da postagem do Rogério Gomes, mas se não me engano já vi postagens suas no criar sites não é mesmo?
    abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.