Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

E-Mail Marketing

Truques para Sua Newsletter Não cair na Caixa de spam dos Clientes!

Os filtros de spam são excelentes para manter nossas caixas de e-mail livres de propagandas indesejadas, porém quando se deseja enviar uma newsletter para os leitores estes se tornam verdadeiros obstáculos, é bastante frequente que estes enviem os nossos email para a caixa de spam por engano. Não existe uma “fórmula mágica” para evitar isto, porém ao seguir estas  dicas de como evitar a caixa de spam irá minimizar bastante o problema.

Estas dicas se aplicam a um sistema de email marketing e não ao envio de emails normais com sua conta de e-mail, pessoalmente estou utilizando a E-goi e tendo bons resultados, é uma plataforma muito completa e possui até mesmo a possibilidade de ter uma conta de testes gratuita, isso sem contar que está tudo em português em seu painel.

É importante notar que não adianta seguir apenas 1 ou 2 destas dicas aqui, para que tenha bons resultados suas campanhas devem sempre seguir todas estas dicas em conjunto, desta forma mantendo um modo de trabalho que irá ajudar a evitar que seus emails sejam encaminhados para a caixa de spam.

Não Envie Newsletters para Quem não Solicitou!

Esta é uma das dicas mais importantes e principal fator porque seus emails vão para spam, porque de fato são spam, ao enviar emails sem que a pessoa tenha solicitado certamente esta marcará como spam.

Sempre que uma mensagem sua é marcada desta forma os servidores de e-mails tendem a bloquear sua newsletter também para outras pessoas, em alguns casos chegando até mesmo a fazer queixa junto a instituições anti-spam, o que colocará seu domínio em uma lista negra.

Para evitar isto certifique-se de que seu formulário de inscrição possui Double opt-in (inscrição e confirmação de cadastro), isto pode ser configurado manualmente ou como eu fiz, que foi deforma automática através da E-goi.

Envie Conteúdo que Seja Interessante e Contextualizado para Sua base de Emails!

Mesmo enviando emails apenas a quem solicitou ainda assim poderá ser marcado como spam pelos servidores de emails, um dos fatores que pode gerar isto é a falta de interesse por parte dos leitores. Os servidores de emails estão constantemente monitorado se seus emails são abertos e clicados.

A reatividade de seus leitores demonstra que estes estão verdadeiramente interessados nos conteúdos que envia a eles. Justamente por isso a E-goi possui ferramentas que ajudam a monitorar isto de forma detalhada, desta forma saberá como anda indo a qualidade de suas campanhas.

Ao observar que determinados leitores não abrem nunca seus emails recomendo que os remova desta base de dados, afinal estão ali apenas prejudicando seu trabalho e fazendo volume.

Limpe sua Base de Dados!

Ter uma base de dados realmente limpa é muito importante para o sucesso de suas campanhas, isto pode ser feito manualmente, porém aqui mais uma vez a E-goi apresenta um serviço interessante que é a remoção automática de emails de acordo com o que você configurar.

Tenha em mente que quanto mais limpa for sua base de dados maior (em percentual) será a reatividade, isto naturalmente ajudará a fazer com que seus emails sejam sempre encaminhados diretamente para a caixa de entrada dos assinantes.

Cuidado com a Qualidade de seus Conteúdos por Email!

Existem também diversos detalhes que são observados pelos servidores de email diretamente em sua newsletter, assim a pontuando, de acordo com a pontuação será enviada para spam ou para a caixa de entrada. Cada servidor possui seus critérios, porém alguns são os mesmos para praticamente todos, que são:

  • Não envie emails apenas com imagens (deve haver certo equilíbrio entre texto HTML e imagens). Evite imagens muito grandes.
  • Use um código HTML bem formatado (evite o fazer em Word ou Photoshop).
  • Tenha sempre uma versão em texto para o email.

Na E-goi terá maior facilidade quanto a isso, antes de enviar seus e-mail poderá o submeter a uma rápida análise que irá gerar um relatório anti-spam,que além de criar a versão em texto de forma automática ainda irá pontuar seu conteúdo para o ajudar a ter melhores resultados.

Direitos da imagem de Stuart Miles em Free Photos

Sobre o autor | Website

Olá! Sou Vinicius Horta e tenho 37 anos, trabalho com Marketing Digital a 6 anos (quase 7 já). Aqui você aprenderá como construir negócios rentáveis online trabalhando no conforto de sua casa, exatamente como eu faço a 6 anos. Sou Web Designer com formação pelo SENAC e apaixonado por Copywriting e análise de dados de campanhas de Marketing Digital.

Treinamento Online Grátis

Assista Agora ao Treinamento Online Grátis com a Técnica que uso para Gerar um Faturamento de R$ 14.465,70 por Mês!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Gustavo disse:

    Achei interessante essa matéria sobre spam. Bem, eu não tenho costume de enviar emails para quem não solcitou. Quanto ao E-goi, ele bom para pessoas que tem uma quantidade razoável de contatos para enviar emails?

    Obrigado!

    Guto/Rs

    • Olá Gustavo!

      Obrigado. Sobre o E-goi posso lhe dizer que é bom sim, para quem possui poucos contatos (até 500) é grátis, para bases de dados maiores há planos com preços muito bons e sempre com base na quantidade de contatos com possibilidade de envios ilimitados de emails, o que é ótimo!

      Abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.